top of page

FIMA - 1ª edição - 2022

Artboard 7_2x-8.png

15/DEZ
às 19h (quarta-feira)

Outeiro da Gloria 1.jpeg

Foto: Raffaella Bompiani

PALESTRANTE

Dora de Alcântara

____

PROGRAMA

 

Bruno Procópio

cravo

JACINTO DO SACRAMENTO

Tocata em Ré menor

 

SOROR DA PIEDADE

Discurso de 1° Tom

 

JEAN-HENRI D’ANGLEBERT, 

Trechos da 1ª Suíte em Sol Maior

Prélude

Allemande

Courante

Double de la Courante

2° Courante

Sarabande

Gigue

Chaconne Rondeau

 

FRANÇOIS COUPERIN

Trechos Variados

Les Sylvains

Troisième Prélude

Les Grâces Incomparables ou La Conti

L'Hymen-Amour

La Manon


 

CARL PHILIPP EMANUEL BACH

Sonata Württemberg n° 3 em mi menor

I. Allegro

II. Adagio

III. Vivace

NOTA DE PROGRAMA

Um lugar onde se observa  a sobriedade da arquitetura religiosa portuguesa. Onde o Tenente-Coronel José Cardoso Ramalho, por sua formação militar insere, em seu projeto, singularidades que tornam esse um espaço especial. Onde a simplicidade externa contrasta com a riqueza de sua linda azulejaria. Esta é a Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, que descobriremos através dos comentários da arquiteta Dora de Alcântara e de contribuições lúdicas do cravista Bruno Procópio.

 

Abrimos nosso programa falando da austeridade externa, com suas paredes pintadas de branco e suas pedras calcárias. Um prédio que adota a elipse das curvas barrocas, mas guarda o retilíneo, ao tratá-la em forma poligonal. Pilastras que com sua verticalidade acentuada evoca a espiritualidade medieval, elementos que compõem este harmonioso conjunto. Na música, ouviremos a Tocata em Ré Menor, de Jacinto do Sacramento, e o Discurso do Primeiro Tom, de Soror da Piedade, ambos compositores portugueses do princípio do século XVIII que apresentam uma música sem ornamentação ou variação e com uma escrita bem vertical. 

 

O contraste entre a sua simplicidade externa e a riqueza interna poderá ser observada já ao entrarmos na igreja, pela sacristia e percorrermos seus corredores de acesso à nave, onde encontraremos figuras fidalgas, em seus lazeres.  Neste momento, ao observarmos as representações de caças de seus azulejos, lembraremos das “Véneries”, um modismo estético muito inspirado pelas caçadas da nobreza na corte de Luís XVI. Traremos essa atmosfera apresentando uma música deste compositor pessoal da câmara de Luís XVI, Jean-Henri d’Anglebert. Repararemos em sua música Ëxtrait de la première Suite em sol maior como o uso da ornamentação se contrasta em relação a simplicidade do fraseado das melodias das obras anteriores. 

 

Ao entrarmos na nave, veremos outra representação na azulejaria, a dos Cânticos dos Cânticos, um texto bíblico onde Deus é percebido através do sentimento do amor humano.  Um amor que ecoará nas cordas do cravo de Bruno Procópio através da música delicada, sensual e feminina de Extratos Variados, de François Couperin.  

 

Finalmente, ao observarmos a talha em madeira que traz um rococó final, já com elementos do neoclássico, ouviremos a obra Sonata em Ré Menor nº 3 Württemberg, de C.P. Emanuel Bach, compositor que foi um grande representante de um importante movimento cultural germânico de meados do século XVIII, o Empfindsamkeit (estilo sensível).  Um movimento que representou a expansão do iluminismo para o mundo da arte e que esteticamente pertence à órbita do rococó, recebendo influência de outros movimentos como o romantismo e o classicismo.

Outeiro da Gloria 2.jpeg

Foto: Raffaella Bompiani

Endereço: Praça Nossa Senhora da Glória, nº 26 - Glória | Rio de Janeiro

Igreja da Nossa Senhora da Glória do Outeiro

A Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro é um símbolo da paisagem da cidade do Rio de Janeiro. Colocada de forma privilegiada no alto de uma colina, essa pitoresca igreja já foi retratada por diversos pintores como Taunay e Debret.

 

O cerro,  situado à beira-mar, era conhecido como Morro de Uruçumirim. Invasores franceses, com a missão de fundar a colônia da França Antártica no Rio, haviam se instalado inicialmente Ilha de Villegaignon em 1555, na época Ilha de Serijipe.  Porém, cinco anos depois, após serem expulsos pelo exército do Governador-Geral do Brasil, Mem de Sá, se refugiaram nesta colina.

 

Foi em 1567, justamente no antigo outeiro de Uruçumirim que aconteceu a batalha derradeira dos portugueses contra os invasores franceses. Nela, Estácio de Sá é atingido por uma flecha envenenada, morrendo dias depois.

 

A primeira capela construída nesta elevação data de 1671 em devoção a Nossa Senhora da Glória por António da Caminha.  A igreja só seria construída a partir de 1714 e em 1739, se concluem as obras e é fundada a Irmandade que leva o seu nome. 

 

Mas é com a vinda da Família Real Portuguesa em 1808 que  a Igreja da Glória assume um protagonismo importante se tornado o local de batismo de todos os membros da Família Imperial.  Finalmente em 1839, recebe de D. Pedro II o título de "Imperial" Irmandade da Nossa Senhora da Glória do Outeiro.

 

Atribuí-se ao Tenente-coronel José Cardoso Ramalho o desenho da planta deste templo com dois octógonos irregulares, alongados e interligados. A igreja possui capela-mor com corredor lateral, sacristia ao fundo e três altares. O pórtico da entrada é formado por três arcos em cantaria e sobre ele está a única torre, de formato quadrangular, com sineiras para cada face.

 

Os painéis da igreja de Nª Sª da Glória, do Outeiro são atribuídos ao mestre ceramista Valentim de Almeida. Chamam a atenção pelos seus desenhos monocromos azuis sobre fundo branco.

 

O tema destes painéis, tanto os da nave como os da capela-mor, foi interpretado inicialmente por Frei Pedro Sinzig, como sendo o da história bíblica de Tobias que, guiado pelo anjo Rafael, viaja à procura de um remédio que cure a cegueira do pai.   J. M. dos Santos Simões, no entanto, identificou-o como “O Cântico dos Cânticos”, do Antigo Testamento, um tema recorrente em Portugal.  

 

Na sacristia e nos corredores, o tema geral é o lazer fidalgo.  Cavalheiros, bem vestidos, caminham por parques, contemplam paisagens à beira d’água, passeiam a cavalo ou participam de diversos gêneros de caçada.

Faça aqui uma visita virtual

15dez

Fotos

Screen Shot 2021-11-24 at 9.59.16 AM.png

Patrocínio

Screen Shot 2021-11-24 at 9.59.21 AM.png

Realização

Screen Shot 2021-11-24 at 9.59.49 AM.png
Screen Shot 2021-11-24 at 9.59.26 AM.png
bottom of page