
MISSÃO
Trazer novos paradigmas para apreciação, reconhecimento, construção de um sentimento de pertencimento e valorização dos patrimônios culturais de uma sociedade.
VISÃO
Criar caminhos, através da música e da arquitetura, para a construção de um futuro onde as comunidades possam compreender a importância de suas identidades culturais, valorizando cada vez mais o patrimônio histórico material e imaterial de sua cidade, estado, país e do mundo.
VALORES
Valorizar nossos patrimônios culturais
Ter o compromisso de promover uma construção afetiva do público com patrimônios culturais de sua comunidade, identificando suas relações com bens culturais de todo o mundo.
Reconhecer a identidade cultural das comunidades
Criar oportunidade para reconhecer a importância dos elementos que formam a cultura identitária de uma comunidade, para que essa reconheça as singularidades de seu agrupamento cultural bem como as origens desta identidade.
Promover sinergias multi-sensoriais
Pela visão, desfrutar dos espaços tombados e, pela audição, viajar no tempo ouvindo obras que dialogam com este local.
Ampliar o acesso através de um material digital interativo
Democratizar o acesso aos patrimônios culturais visitados pelo FIMA através de um material digital interativo.
Construir novos caminhos para apreciação da música de concerto
Criar um espaço para celebrarmos de forma cativante a música através de sua interação com a arquitetura, buscando novos caminhos de revitalização do público para com este gênero musical.
Ser acessível aos hábitos de novas gerações
Promover um novo diálogo com os hábitos e desejos de uma geração estimulada por novas tecnologias e experiências mais imersivas.
FICHA TÉCNICA
PABLO CASTELLAR Direção Artística e Coordenação de Produção
ELLEN GASPAR Coordenação Administrativa
CYNTIA C SANTOS Produção Executiva
MARIANA BORGERTH Assistência de Produção
DAN PASCOALETO Design Gráfico
VITOR SOUZA LIMA Videomaker
DAVID FELDMAN Engenheiro de Gravação
ANDREA NESTREA Fotógrafa
BARBARA CABRAL Administração de Redes
NINA GAUL | OESTUDIO Site
FÁBIO CEZANNE - CEZANNE COMUNICAÇÃO Assessoria de Imprensa
REALIZAÇÃO
ARTEMUNDI PRODUÇÕES CULTURAIS LTDA
EQUIPE FIMA

Pablo Castellar
Direção artística e Coordenação de Produção
Diretor Artístico, Redator e Coordenador Geral do Projeto Pablo Castellar é diretor presidente da Artemundi Produções Culturais. De julho de 2011 a março de 2019 ocupou o cargo de diretor artístico da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira onde lançou 8 temporadas com mais de 400 programas. Elogiados pela crítica, muitos figuraram na lista dos melhores concertos do ano no jornal O Globo. Escreveu e apresentou durante este período o programa semanal Radio OSB, na MEC FM.Após 10 anos como diretor artístico e coordenador de produção na G.L. Produções, fundou em 2009 a Artemundi Produções Culturais. Neste mesmo ano assumiu como professor nos cursos de Pós-Graduação em Produção Cultural e MBA em Gestão Cultural, na Universidade Cândido Mendes. Também já realizou cursos, seminários e palestras em outros estados e no exterior. Trabalhou com importantes instituições, tais como os teatros municipais de São Paulo e Rio de Janeiro, Sala Cecília Meireles, Academias Brasileiras de Letras e de Música, FUNARTE, Instituto Moreira Salles, Centro Cultural Banco do Brasil e Caixa Cultural. Construiu parcerias institucionais com diversas embaixadas tais como Áustria, Estados Unidos, Itália, França, Portugal, Espanha, Mexico, e Azerbaijão.Participou da criação de projetos de celebrações nacionais e internacionais, como os 450 anos do Rio de Janeiro, os 200 anos da Revolução de Maio, na Argentina, a Copa da Cultura, na Alemanha, e os 110 anos da Academia Brasileira de Letras. Produziu diversas óperas, séries de concertos, shows, CDs, DVDs, filme de longa-metragem, festivais de teatro e música, circuitos musicais nacionais e eventos de difusão da cultura brasileira no exterior.

Ellen Gaspar
Coordenação Administrativa
Advogada e produtora Ellen Gaspar trabalha há mais de 15 anos com produção de eventos, leis de incentivo à cultura e no ramo legal do entretenimento. Atuou como assistente de direção durante 10 anos no Anima Mundi, onde, além da produção, dava apoio às áreas financeira e de controladoria do festival. Em 2010 passou a coordenar a produção do Anima Fórum, até 2013. Realizou a controladoria financeira de diversos projetos culturais entre 2010 e 2019. Trabalhou, ainda, como assessora da direção artística na OSB por 2 anos e, atualmente, é responsável pelos contratos artísticos da casa de shows Blue Note São Paulo e Rio de Janeiro.

Mariana Borgerth
Assistente de produção
Com formação em Comunicação Social pela UFRJ (2009), trabalho desde então como produtora executiva e na gestão de diversos projetos ligado às artes cênicas e música. Entre maio de 2019 e 2020, como na equipe de produção e administração do Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, Rio de Janeiro. Tendo tido, ao longo de quase dez anos, experiência no acompanhamento financeiro e na elaboração de prestação de contas de ações realizadas através de verba de marketing e de Leis de Incentivo Estadual e Federal. Entre eles: projetos culturais de teatro infanto-juvenil (A Hora doPoço ou A Boca do Céu; Cia Quesquece), música (Superviolão Mashup / MUSICAR) e incentivo à leitura (Costurando Histórias). Entre 2010 e 2016, fui produtora-executiva dos Flautistas e da Orquestra de Sopros Pro Arte, trabalhando na manutenção do grupo, lançamento de CDs erealização de shows no Rio de Janeiro e outras cidades. Além de trabalhar em parceria com a direção da escola Os Seminários de Música Pro Arte no desenvolvimento de ações ligadas a musicalização infantil e educação.

Vitor Souza Lima
Videomaker
Vitor Souza Lima é natural de Belém, Brasil, graduado em Artes
Visuais e Tecnologia da Imagem pela Universidade da Amazônia - UNAMA. Desde 2006 desenvolve proposições artísticas por meio da fotografia e do audiovisual. Em 2018 foi um dos contemplados no Prêmio Pesquisa e Experimentação Artística da Fundação Cultural do Pará com o projeto Léguas a nos separar. Em 2015 finalizou o documentário curta-metragem Alfredinho, em parceria com Marcelo Santos e Venâncio Batalhone, através da Academia Internacional de Cinema - Rio de Janeiro, Prix du Jury Réseau Cinéma CH no XXX Festival
Internacional de Filmes de Fribourg. Em 2008 foi contemplado com o Prêmio MIS de Estímulo ao Curta Metragem, com o documentário Mãos de Outubro, vencedor de diversos
prêmios em festivais de cinema brasileiros em 2010 e 2011. Desde 2019 assina a direção audiovisual em diversos projetos da área cultural, como na Orquestra Sinfônica Brasileira;
no canal no YouTube Papo de Música; no Musicar - Festival de Música Infantil.

Dani Pascualeto
Programação Visual
Desde pequena apaixonada pelo universo das cores e das artes, inciou seus estudos na Escola de Belas Artes da UFRJ. Em seguida optou pela formação em Design Gráfico, cursando a Escola Técnica do SENAI-RJ e a Faculdade da Cidade. Designer há mais de 20 anos, trabalhou em empresas por cerca de 7 anos, e em 2007 decidiu dar o seu mergulho solo e empreender como designer autônoma, prestando serviços para diversos segmentos, estúdios e empresas, principalmente em projetos para a área cultural. Em paralelo, voltou-se novamente para o fazer artístico e, em 2009, criou seu estúdio Orrevuá, onde desenvolve projetos de arte, ilustração, estamparia manual e encadernação artística.

Bárbara Cabral
Administração de redes
Bárbara Cabral é arquiteta, urbanista, artista, produtora de conteúdos digitais e gestora de mídias sociais. Mestra em Artes da Cena (UFRJ), graduou-se em Arquitetura e Urbanismo (PUC-Rio) com intercâmbio acadêmico na Universidad Politécnica de Madrid. Gerencia a comunicação de projetos artísticos, culturais e educacionais como festivais, peças de teatro, cursos e obras audiovisuais. Na primeira edição do FIMA, pôde agregar sua experiência como arquiteta e artista à elaboração de estratégias de comunicação e produção de conteúdos do festival. Como social media, também esteve à frente do Musicar, o maior festival de música para crianças do Brasil, e da Orquestra Sinfônica Brasileira, além de ter coordenado a comunicação de diferentes espetáculos de grupos de teatro como 1COMUM Coletivo e o Teatro Caminho.

Cyntia C Santos
Produção executiva
Bacharel em Ciências Jurídicas, Cyntia C Santos atua na formatação de projetos para leis de incentivo e editais de cultura, programação visual, web design, fotografia, coordenação e produção de projetos culturais das mais diversas áreas, desde o planejamento até sua finalização.
Alguns dos projetos realizados: IV Incrível Encontro de Palhaços e Circo do Sana, contemplado no edital da Lei Aldir Blanc, realizado em março de 2021; Circo no Museu, contemplado no edital da Lei Aldir Blanc em 2020, realizado em março de 2021; Musicar – Festival de Música Infantil, realizado no CCBB de Brasília e Belo Horizonte, em 2017, 2018 e 2020; A Orquestra Manouche – Utopias Reais, realizado em 2019 no Sesc Copacabana; Grupo Cria – A Família”, Caixa Cultural SC, em 2016; Encontros com o Compositor Carioca, Edital de Fomento Olímpico, em 2016; Tangos Hermanos – 20 anos do Grupo LiberTango”, Caixa Cultural, em 2016; entre outros.

Andrea Nestrea
Fotógrafa
Andrea Nestrea é fotógrafa profissional e artista visual. Foi responsável pela cobertura de vários festivais internacionais de artes e cultura como Mimo, Multiplicidade, FIL, Villa-Lobos e Curta-cinema. Possui trabalhos em coleções e museus como MAM e MAR.

David Feldman
Engenheiro de gravação
O pianista carioca David Feldman nasceu em berço musical, com a família dedicada à música clássica e barroca. Começou a estudar piano clássico aos quatro anos.
Em 2000, Feldman foi estudar na New School University, em Nova York, no Programa de Jazz e Música Contemporânea, onde se graduou em 2002. Em um curto espaço de tempo, tocou com figuras lendárias do jazz como Slide Hampton e Claudio Roditi; foi convidado da Mingus Big Band; trabalhou com Duduka da Fonseca, que foi indicado para o Grammy de 2003 e com jovens músicos brilhantes como Matt Garrison e Eli de Gibri.
Em 2009 lançou seu primeiro CD pela gravadora EMI intitulado “O Som do Beco das Garrafas”, incensado pela critica especializada, e com esse trabalho vem participando de importantes festivais de jazz no Brasil e no exterior. Em 2014, o pianista lançou seu segundo disco intitulado “piano”, que foi considerado pelos críticos Carlos Calado e Antônio Carlos Miguel como um dos dez melhores lançamentos fonográficos de 2014. Em 2016, Feldman lançou um novo disco de trio intitulado “Horizonte”, com André Vasconcellos no contrabaixo e Marcio Bahia na bateria, dessa vez dando muita ênfase às suas composições próprias. Esse disco ganhou 4 estrelas na revista norte-americana especializada em Jazz DownBeat, e foi considerado pela mesma um dos melhores albums de 2017.
Em 2018, David lançou seu primeiro disco ao vivo no clube de jazz Blue Note Rio. David já trabalhou com a “nata” da MPB: Paulo Moura, Leo Gandelman, Leny Andrade, Leila Pinheiro, Carlinhos Brown, Jaques Morelembaum, Maria Rita, Bossa Cuca Nova, Ricardo Silveira, Wilson Simoninha, Totonho Villeroy, para citar alguns...
AGRADECIMENTOS
Alexandra Pinho (Conselheira Cultural da Embaixada de Portugal),
Claudia Storino (diretora do Sitio Roberto Burle Marx) e equipe,
Cristovão Fernandes Duarte (Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ),
Francisco Gomes da Costa (Presidente Administrativo do Real Gabinete Português de Leitura) e equipe,
Guto Santos, (Coordenador do 27º Congresso Mundial de Arquitetos - UIA2021RIO)
Noemia Barradas (Conselheira de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro - CAU/RJ),
Olga Esteves Campista (Governança Rio Capital Mundial da Arquitetura no Gabinete do Prefeito RJ),
Raffaella Bompiani (Fotografa)
Renato Abreu (Provedor da Irmandade da Igreja de Nossa Senhora do Outeiro da Glória) e equipe,
Pde.Silmar Alves Fernandes (Pároco da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Antiga Sé) equipe.
Sergio Magalhães (27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO e do Instituto de Arquitetos do Brasil),
Yole Mendonça (Diretora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage) e equipe.

Patrocínio

Realização

