Artboard 7_2x-8.png
PHOTO-2021-11-22-19-27-28.jpg

Pablo Castellar

diretor artístico

Sejam bem-vindos ao FIMA, Festival Interativo de Música e Arquitetura.  

 

Nesta primeira edição, convidamos você a vivenciar conosco uma experiência imersiva na qual veremos e ouviremos algumas das construções mais emblemáticas para a história da arquitetura das cidades do Rio de Janeiro, Mangaratiba e Itaguaí.

 

Historiadores da arte e arquitetos abrirão o caminho para que consagrados músicos brasileiros apresentem obras musicais que dialoguem com a arquitetura, a arte decorativa e a história destes importantes patrimônios materiais.  

 

Além de traçar este paralelo estilístico e histórico entre a música e a arquitetura, estimularemos todos vocês para que, em cada local visitado, percebam a correlação entre a música e a arquitetura. 

 

Ritmos que se encontram tanto nas repetições de formas e elementos estruturais da arquitetura como nas batidas da música.

 

Texturas presentes na combinação de diferentes materiais que interagem, não apenas em uma construção, mas também nas diversas camadas de sons e ritmos ofertadas por um grupo de instrumentos musicais heterogêneos.

 

Harmonias que existem no equilíbrio do uso de materiais e desenhos que dão união a um espaço, bem como na agradável combinação de vários sons simultâneos que obedecem às normas da composição musical.

 

Dinâmicas que podem manifestar expressividade, tanto através da qualidade dos materiais e padrões empregados em uma construção como na intensidade em que sons são emitidos de forma a promover diferentes sensações e sentimentos em uma obra musical.

 

Embarque  conosco nesta jornada onde poderemos ver e ouvir dez grandes obras da arquitetura e da música através dos concertos presenciais e virtuais. Acessem as nossas redes através dos links que você pode encontrar aqui neste site, para assistir aos conteúdos virtuais do Festival. Saiba mais sobre as ações sociais e soluções educativas que o FIMA irá apresentar, sempre no caminho da valorização, pelos jovens, de suas identidades culturais de forma que melhor compreendam o patrimônio histórico material e imaterial de sua comunidade.

 

Venha conosco ao encontro dessas incríveis obras que irão vibrar por você.

Screen Shot 2021-11-24 at 9.59.16 AM.png

Patrocínio

Screen Shot 2021-11-24 at 9.59.21 AM.png

Realização

Screen Shot 2021-11-24 at 9.59.49 AM.png
Screen Shot 2021-11-24 at 9.59.26 AM.png

L