Artboard 7_2x-8.png

11/DEZ
​às 11h (sábado)

PALESTRANTE

Claudia Storino

____

PROGRAMA

 

Luis Leite 

violão

JOHANN SEBASTIAN BACH 

Adagio Arioso da Cantata BWV 156, de

 

HEITOR VILLA-LOBOS 

Prelúdio da Bachiana nº 4 

Tocata (O Trenzinho Caipira) da Bachiana nº 2

 

FRANZ SCHUBERT 

Ständchen (Serenata)

 

WALTER BURLE MARX 

Violeiros de Guaratiba | II. Santo Antônio da Bica

 

ANÍBAL AUGUSTO SARDINHA (GAROTO)

Jorge do Fusa 

 

HEITOR VILLA-LOBOS  

Choros 1 (Dedicada a Ernesto Nazareth).

Endereço: Estrada Roberto Burle Marx, nº 2019 - Barra de Guaratiba | Rio de Janeiro

_OHL6611.jpeg

Foto: Oscar H. Liberal

NOTA DE PROGRAMA

Um lugar único, onde a cultura e a natureza se entrelaçam. Onde encontramos construções que vão do século XVII, como a capela dedicada a Santo Antônio da Bica, até o ateliê modernista de um dos maiores paisagistas do século XX. Um espaço onde desfrutamos de um jardim alinhado ao movimento moderno na arquitetura e nas artes e que recentemente ganhou o título de Patrimônio Mundial da Unesco. Este é o Sítio de Roberto Burle Marx, um artista singular que soube como ninguém explorar um vasto repertório vegetal, como paleta, para criação de suas obras de arte vivas.

 

Realizaremos junto com o violinista Luis Leite e os arquitetos Claudia Storino e Carlos Fernando de Moura Delfim um passeio musical pelos principais pontos de visitação deste sítio, trazendo músicas que dialogam com sua arquitetura e seu jardim tropical. 

 

A delicadeza do Adagio Arioso da Cantata BWV 156, de Johann Sebastian Bach, ecoará na Capela barroca de Santo Antônio da Bica. Em seguida, iremos para a Loggia, que leva esse nome por possuir elementos arquitetônicos que lembram uma pequena galeria coberta e vazada para o exterior por arcadas. Localizado entre a casa principal e a capela, o espaço servia como um pequeno ateliê de pintura e serigrafia de Burle Marx, que a revestiu com um painel de azulejos pintados fazendo uma releitura moderna de tradições luso-brasileiras. Uma releitura que será reverberada na fusão de materiais folclóricos brasileiros às formas pré-clássicas de Bach, feitas por Villa-Lobos em suas Bachianas Brasileiras. Na Loggia, ouviremos o movimento do Prelúdio da Bachiana nº 4 seguido pela Tocata (O Trenzinho Caipira) da Bachiana nº 2.

 

Na sequência, partiremos para a sala de música da casa, em estilo colonial, onde o paisagista morou. Porém, aqui o que ecoará, mais do que a arquitetura, serão as lembranças. 

 

 

Ao lado do piano de Roberto Burle Marx ouviremos uma composição de seu irmão, Walter Burle Marx, que foi inspirada por este local: o movimento Santo Antônio da Bica, da peça Violeiros de Guaratiba. Antes de sair da casa, ouviremos uma versão para violão de Ständchen (Serenata), de Franz Schubert, compositor que Roberto Burle Marx cantava frequentemente neste local. 

 

Daqui partiremos para a Cozinha de Pedra, um salão de festas onde ocorreram memoráveis almoços com cardápios organizados por Burle Marx e Cleofas César da Silva. 

Para lembrar estes encontros, traremos uma obra de Garoto, chamada Jorge do Fusa que, alguns acreditam, tenha sido escrita para lembrar encontros promovidos por amigos de um compositor conhecido seu. 

 

Ao som desta obra, admiraremos outro encontro, o do concreto com o verde e as águas dos jardins. Um projeto de Rubem Breitman e Haroldo Barroso Beltrгo, premiado em 1963 pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil.

 

Partiremos, então, para o ateliê, que guarda telas e uma tapeçaria, todas de grandes dimensões, feitas por Burle Marx especialmente para o local. Um prédio que emprega a fachada de um sobrado neoclássico demolido no centro do Rio de Janeiro com a construção, a clareza e simplicidade moderna em concreto de seu interior. Simplicidade e união do tradicional e moderno que se vê refletido novamente na obra de Villa-Lobos em seu Choros 1, dedicada a Ernesto Nazareth. Uma obra com padrões, figurações e estrutura simples, características da música improvisada de celebrados chorões do final do século XIX.

Screen Shot 2021-11-24 at 9.59.16 AM.png

Patrocínio

Screen Shot 2021-11-24 at 9.59.21 AM.png

Realização

Screen Shot 2021-11-24 at 9.59.49 AM.png
Screen Shot 2021-11-24 at 9.59.26 AM.png

L