
A compreensão da importância na preservação e valorização do Patrimônio Cultural material e imaterial é um dos alicerce do projeto “FIMA na Escola”.
A ação é integrada ao Festival Interativo de Música e Arquitetura com objetivo de ampliar seu alcance social trabalhando a sensibilização dos alunos da rede pública e privada do ensino Fundamental I e II em cidades onde o projeto será realizado.
OBJETIVOS
• Apresentar soluções educativas no caminho da valorização, pelos jovens, de suas identidades culturais de forma que melhor compreendam o patrimônio histórico material e imaterial de sua comunidade.
• Contribuir efetivamente para o desenvolvimento da capacidade de percepção e apreciação musical das crianças do município visitado, fazendo um diálogo entre o patrimônio histórico material de uma construção visitada na cidade com a música. Nosso desejo e iniciar um processo de valorização, conhecimento e preservação do patrimônio cultural em nossa sociedade.
• Oferecer novos caminhos de apreciação e vivências do patrimônio cultural. Um ação mais imersiva pensada para uma nova geração mais interativa. Uma forma cativante de celebrar o patrimônio cultural através de uma interação entre música, história e arquitetura.
METODOLOGIA
Oferecemos uma apostila em PDF para os professores contendo informações sobre o conteúdo da palestra bem como do programa músical que a ser apresentado no município. Esta apostila serve para as discussões em sala, não impedindo que os mesmos possam utilizar outros conteúdos de suporte.
Depois o projeto convida os professores e os alunos para assistirem o concerto em sua cidade.
O trabalho é dividido em quatro etapas:
1. Um encontro presencial ou online entre os professores participantes e o diretor artístico do projeto cujo principal objetivo é o de apresentar e oferecer os conteúdos a serem trabalhados com os alunos em sala de aula.
2. Início dos trabalhos dos professores com os alunos em sala de aula.
3. Apreciação de concerto e palestra do FIMA, que abrange os temas ligados ao trabalho desenvolvido previamente. Neste concerto, são contemplados todos os professores e alunos participantes. Após o concerto promovemos um encontro/bate papo dos professores e dos alunos com o especialista em patrimônio e os músicos participantes.
4. Feedback dos alunos baseado nos conteúdos e experiências supracitadas. Realização de um trabalho de redação junto às escolas onde os alunos são convidados a escrever sobre a experiência vivida em sala de aula .

Patrocínio

Realização

